26 de março de 2009

PITACOS FONOGRÁFICOS BY PEDRO PETRACCO (CARTOLAS)



Salve, gurizada! Aí vai um top-5 com os meus discos mais ouvidos do momento. Encorajo o pessoal de outras bandas a fazer o mesmo. Vale filmes e livros também.


Shuggie Otis - [1974] "Inspiration/Information"

Aos 12 anos, o neguinho Shuggie Otis já tocava guitarra profissionalmente. Reza a lenda que nessa época ele usava óculos escuros e bigode falso, pra poder tocar na noite! Não é à toa que, mais tarde, esse jovem putavelha foi convidado pra tocar guitarra nos Stones. Não que o som desse disco tenha qualquer coisa a ver com o rock pedrarolante (Quem conhece o som elevador/supermercado dos The High Llamas vai sacar de quem eles são "filhos"). Tocando todos os instrumentos, Shuggie cria nesse disco uma atmosfera soul-psicodélica mais singular do que o Sly Stone e mais variada do que o Stevie Wonder faziam na época.


Wilco - [2007] "Sky Blue Sky"

Esse é o melhor disco de 2007 na [minha] opinião [e na] de 7 em cada 10 dos meus colegas de bandas (sim, tenho bem mais de 10). Primeiro disco de estúdio a contar com o guitarrista Nels Cline, que já se consagrou entre os fãs da banda durante a turnê do disco ao vivo "Kickin' Television". Na verdade o cara, pratcament Tiozão, já era um grande nome do Free-Jázz-Rock de vanguarda, e foi até reconhecido pela Rolling Stone como um dos "20 Novos Deuses da Guitarra". Na faixa "Side With the Seeds", ele contribui com o que eu chamo de "farofismo com bom gosto". E o mais importante, também sabe a hora de não tocar!


The Coral - [2005] "The Invisible Invasion"

O The Coral é uma banda britânica que, assim como os The Bees [procurem os dois discos mais recentes dessa que também vale muito a pena!], me interessa muito por ser pratcament um "coletivo", com sua formação meio variável que pode chegar a até 7 bróders! Outra coisa que me agrada muito nesse disco é a mistura perfeita de rock moderno com folk com psicodelia sessentista, que origina tanto canções "pratcament punk" ("She Sings The Mourning", "The Operator") quanto "quase-baladas" ("Late Afternoon", "Far From The Crowd") e até um "clima cubano" ("A Warning to the Curious"). Ao contrário da dica anterior, nesse disco não se pagou imposto pra usar reverb.


Burt Bacharach & Elvis Costello - [1999] "Painted from Memory"

Esse eu não vou nem arriscar muita descrição - é só climão! Genial colaboração de dois dos meus compositores preferidos, com direito a Flugelhorn e a Costello pagando de crooner. Quem não curtir o baladismo elegante desse disco, pode pegar o mais recente do Elvis Costello - [2008] "Momofuku". O nome é referência ao criador do macarrão instantâneo (a.k.a. Miojo), e ao tempo em que o disco foi gravado - questã' de uma semana, ouvi falar. Legal é que o cara já tem seus cinquenta e vários e continua (compondo,) tocando e cantando MUITO!


Last, but not least:

Sinuca de Bico - www.myspace.com/sinucadebico

Essa é uma banda de bróders nossos, aqui de Porto Alegre. É tão nova que ainda não tem disco lançado, mas os caras são tudo putavelha! Não deixe o começo de "Faz Meia Hora" te fazer achar que se trata só de um Samba-Rock competente. Logo vêm os vocais Garoa-Demoníacos mostrando que o som é obra de gente grande que sabe muito bem o que faz (o que, por incrível que pareça, não é tão fácil de se encontrar). "Tá Todo Mundo Errado" e "Tudo Está Melhor" são duas pérolas inestimáveis. Uma composição melhor que a outra, a segunda com direito até a um solo Hendrixiano de cair o cu das calças, com alto teor de "dor de dente"! Pra quem tiver a percepção, "Samba de Agosto" e "Sinuca de Bico" escondem interessantíssimas aulas de ritmo. Quem se interessa por teclados vai entender por que vale a pena ter instrumentos de porte paquidérmico como o piano elétrico Rhodes e o órgão Hammond. Composição, execução e gravação de primeirísssima qualidade.

Um comentário:

  1. Ops, ali no Sinuca de Bico era pra ser "solo Hendrixiano de cair o cu da BUNDA", não "das calças"...

    Acho que eu misturei "quê que tem a ver o cu com as calças" com "cair os butiás do bolso", heheahaehae.

    ResponderExcluir