5 de março de 2009

FESTIVAL ROCK JR



Desde piá sempre fui ligado em música. Quanto tinha uns cinco ou seis anos (conta minha avó) que eu dizia ser o Robertão. Meu pai, mecânico e gaiteiro de mão cheia, sempre reunia amigos em minha casa pra fazer uma roda de violões. Eu e meu irmão do meio sempre ficávamos ali em volta escutando e sacando toda a movimentação. Foi quando conheci na minha infância em Lagoa Vermelha, uns garotos diferentes - nós devíamos ter uns dez, onze anos - e começamos a escutar alguns vinis do Chuck Berry e do Little Richard. Ali estava selado nosso destino.

Em uma cidade pouco inspirada e pequena nos tornamos o lado b da sociedade. Aos poucos montamos bandas e começamos a organizar shows, na praça em cima de caminhões, em garagens na escola em qualquer lugar que pudéssemos tocar. Quando entrei para o terceiro ano no colégio, precisávamos de grana pra viajar e tive a idéia de organizar um festival de rock. Pra mim era o bixo, pois era a oportunidade que tínhamos de tocar e ver um monte de bandas legais. O festival se chamou “Loucos de Cara” e foi um sucesso na escola, o ginásio lotou! O evento reuniu bandas de toda a região, inclusive um músico amigo de anos, que reencontramos em Poá mais tarde, chamado Gustavo Telles - o Prego, da Pata de Elefante. No ano seguinte fizemos a 2ª edição só que desta vez no salão de baile que meu pai tinha e eu cuidava pra ele a “Citra”.

Vim morar em Porto em 2000 junto com minha banda - a Identidade - e com o tempo comecei a organizar shows e festas. Organizamos a Festa Fun House na Barros, casarão antigo que o Gabriel, batera da Cachorro Grande era proprietário. Quando ele foi morar em SP no começo de 2004 deixou a casa para nós e o Fabinho Gavião. Montamos uma grande divulga e, em pouco tempo, a festa se tornou uma das mais procuradas da cena under de POA. Colocávamos 400 pessoas dentro e ficava mais 400 de fora. Quem é da época lembra com saudades daqueles tempos...

Em 2005 organizei festas no Garagem Hermética além de produzir Júpiter Maçã. Então com iniciativa do deputado Zulke viajei à Goiânia para o Festival Bananada, junto com minha mulher, Mari Martinez. Ele estava organizando o Circuito de Bandas Independentes do Estado e fomos como representantes, para pegar dicas com o pessoal da Monstro. Na volta, junto com duas amigas, Vivi Bauer e Rodaika, pensamos em organizar um festival.

A cena está fervilhando novamente. Grupos como Superguidis, Pública, Identidade, Pata de Elefante, entre outras estavam na boca do povo. O Festival se chamaria Porto do Rock e acabou não saindo pelo velho problema de Porto Alegre: o local.

O tempo passou, muita água rolou e finalmente depois de tanto tempo estou envolvido em um festival. A produtora Marquise 51 e a Tag Opus me deram um delicioso trabalho: ser o curador do evento. É sempre difícil escolher bandas, pois além de ser amigo de quase todas, nosso estado é foda em termos de grupos de rock.

Mas me sinto muito bem e orgulhoso, já que o trabalho das duas produtoras está muito profi. Como conversamos enquanto idealizávamos o festival: “- Precisamos fazer algo que seja bom pro público e pras bandas.”

Que todos fiquem satisfeitos, e que o Rock Jr sirva mesmo para unir diferentes tribos! Por isso a idéia de colocarmos vários estilos juntos, pois tudo é rock. Ainda não falei o nome do Festival, né?


Então vamos lá, o nome da criança é ROCK JR, um baita profissional!
Até dia 18, valeu!!!


Lucas Hanke
Curador Artístico do Festival Rock Jr

7 comentários:

  1. Longa vida ao Rock Jr! Baitas profissionais envolvidos e bandas mais que ótimas! bjs Mari

    ResponderExcluir
  2. Uhuuuuu!!!
    Vai ser massa isso hein?
    Parabéns e estamos lá certo!

    Cris

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!
    Percebe-se, de cara, que será um ótimo trabalho.

    Parabéns de novo.
    Até dia 18.

    abraço

    ResponderExcluir
  4. Qual sera o valor do ingresso??

    ResponderExcluir
  5. melhor cast de todos

    bjs

    ale

    ResponderExcluir
  6. baita profissional ..
    vou tar la


    "não sou o papel pra dizer baita profissional"
    sou leonardo
    flw..

    ResponderExcluir